JACAREACANGA: Câmara em Foco
Foi realizado hoje (06) mais uma sessão da câmara municipal de Jacareacanga. Os vereadores presentes foram: Raimundinho do PT, Acélio Aguiar (PT) Gerson Manhiuary (PT), Isaias Crixi (PMDB), Hans Kabá (PMDB), Adonias Kabá (PSDB), Elias Freire (PSBD) e Amazonas (PDT). Rosinildo Saw (PMDB) esteve ausente.
Pronunciamentos:
Elias Freire (PSDB): Solicitou ao Secretário de Agricultura do Pará, uma patrulha mecanizada a comunidade do Mamãe-Âna, em seguida elogiou o vereador Gersinho do PT, pela iniciativa de pedir patrulhas mecanizadas às comunidades indígenas.
Isaías Crixi (PMDB): Solicitou emediata providencia para a falta de medicamentos no hospital municipal de Jacareacanga, segundo ele, o caos se instalou na saúde do município. Isaías disse que tem recebidos varias reclamações pela falta de medicamentos, para malária no município.
Ressaltou, que foi feita uma licitação para comprar de remédios de mais de 2 milhões, e que até agora não foi esclarecido, quem foi vencedor e como foi feita.
No final do seu pronunciamento, Isaias, defendeu o PMDB, dizendo que os problemas na saúde, não é uma questão só dos peemedebistas, mas também do presidente LULA, respondendo ao vereador Gersinho do PT, disse que o culpado dos problemas era do ministro da Saúde, Temporão, que é filado ao PMDB.
Isaías finalizou dizendo, que não interessa que venha ser coordenador do DSEI/Tapajós, o que interessa é que tem que trabalhar em favor dos indígenas, já que os mesmos passam por sérias dificuldades.
Carlos Andrade “Amazonas” Cardoso (PDT): Disse que existem muitos problemas na administração, mas que se fosse possível faria tudo ao seu alcance, para ajudar o povo de Jacareacanga. Amazonas, falou que sabe das dificuldades não só na cidade como na área indígena.
Amazonas se dirigiu ao vice-prefeito Roberto Crixi, que estava no auditório e fez alusão ao seu aniversário, transcorrido no ultimo dia 05.
Amazonas disse que o vereador Gersinho do PT, nutre uma paixão pelo PT e se manifestou a favor do PMDB, o vereador do PDT, disse, que ele não nutria paixão por sigla partidária nenhuma, e falou que não adiantava falar em honestidade e fidelidade. “Faz 25 anos que estou na política, mas sou fiel ao povo de Jacareacanga” disse o líder do PDT. Falou também que a FUNASA não é só responsabilidade do PMDB, mas também do governo do PT, e que o presidente LULA precisa do PMDB do PDT e de outros partidos que dão sustentação ao seu governo, sem esse apoio, não conseguiria se eleger. Amazonas foi mais além, ao falar que o presidente LULA estaria cassado no caso do Mensalão, sem o apoio do PMDB
Hans Kabá (PMDB): ressaltou que os programas sociais do município, precisam ter andamentos, segundo o vereador do PMDB, para esses programas darem certos, tem que haver uma união entre as: secretaria de Promoção Social, secretaria de Saúde, secretaria de Educação e Defesa Civil. Hans, falou que algumas pessoas deverão ser treinados para realizar esses serviços, principalmente o do Bolsa Família, já que os parentes indígenas, tem que se deslocar até a sede do município, para realizar essas ações.
Hans encerrou seu pronunciamento, dizendo que participou de Conferencia de Cultura dos Municípios, e que estará participando em Belém da Conferencia Estadual, no mês de dezembro.
Acélio Aguiar (PT): Agradeceu a presença do vice-prefeito Roberto Crixi, que sempre está presente às sessões. Acélio, falou de sua preocupação com o grande índice de malária no município, que já fazia muito tempo que não via essa situação. O líder do PT denunciou que alguns funcionários da SESPA, colocam dificuldades para prestar assistência ao município. Segundo ele, já foi pedido varias vezes a SESPA burrificarão nas ruas da cidade, mas como sempre colocam obstáculos, para realizar esse serviço.
Adonias Kabá (PSDB): denunciou que ao ser feito os recadastramentos do Bolsa Família, o CRAS não está enviando para os dados de algumas famílias. Adonias disse que, alguns parentes indígenas o procuraram para relatar que não receberam seus cartões, e que outros tiveram seus benéficos cortados sem motivos. O vereador do PSDB, disse esperar esclarecimentos dos responsáveis.
Raimundinho do PT: Disse respondendo ao vereador Isaías do PMDB, que tinha ido com o prefeito Raulien de Queiroz, visitar o hospital municipal, segundo ele, foi vê em loco a situação daquela casa de saúde. O presidente da câmara, disse também, que esteve oito (8) dias como prefeito e viu uma evolução grande na área de infra-estrutura da cidade, e citou alguns algumas ruas que foram limpas pela secretaria de obras.
Em seguida o vereador do PT, disse que reuniu com o pessoal da SESPA que estavam no município, e revelaram que os casos de malária no município, são em 367 e que dentro de alguns dias estarão chegando os remédios que estão em falta. Finalizou dizendo, que a responsabilidade nos casos de malária, não é do município e sim da SESPA.
Gersinho do PT: Iniciou cumprimentando as lideranças indígenas presentes, e parabenizou o vice-prefeito pelo seu aniversario. Gersinho do PT, fez comparação dos governos do PSDB que segundo ele, ficaram no poder 8 anos, e agora querem cobrar do governo atual, seriedade. O petista ressaltou, que uma reunião do PSDB realizada no ultimo final de semana, onde estava o deputado Megale, segundo ele, o deputado do PSDB atacou o Partido dos Trabalhadores e ele como presidente do PT local, não vai admitir certas acusações infundadas. Gersinho disse, “O presidente LULA e o Partido dos Trabalhadores, foram os únicos que se preocupam com as políticas publicas em favor dos mais necessitados, coisa que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o PSDB, nunca se preocuparam”
Comente aqui