Pará: Fechamento da BR-163 Castelo (ou pesadelo) de sonhos?

Por: Antonio Benito Signor.

Esta ilustração é a imagem fiel que se vê de sem terras e assentados pelo governo. Ai se pergunta: cadê os direitos humanos, ministério do trabalho e a promotoria federal? Cadê???

Mais uma vez, o sofrido povo da Amazônia, mais precisamente em Castelo de Sonhos – município de Altamira, no já massacrado estado do Pará, representados pela ASSOCIAÇÃO S.T.R., juntamente com a coordenação do “PT”, aguardam até o dia 25 próximo, uma reunião com os órgãos governamentais, responsáveis pela regularização do ASSENTAMENTO P. D. S. BRASILIA.

Para tanto, esperam representantes dos governos, federal, estadual, como também o Ministério Público, INCRA, SEMA e CMBIO. Caso esta reunião não se realize até o dia marcado, os “SEM TERRA”, prometem em protesto, fechar a BR-163, por tempo indeterminado, no dia 26 deste mês, de Fevereiro.

O que se estranha dentro deste quadro é o atual governo Lula, o qual ao longo de sua trajetória política, para chegar ao poder, criticava o então governo FHC pela demora, em assentar os sem terra no Brasil.

Por ironia no atual governo Lula, o ASSSENTAMENTO BRASÍLIA, reclamado aqui pelo próprio PT, que aguarda por longos cinco anos, a legalização do mencionado assentamento, que nunca chega. Além da grande preocupação da sociedade com a triste situação destes cidadãos “SEM TERRA”, é também com a possível paralisação das obras do PAC, da BR-163, com a mencionada greve.

O Ministério Público Federal, aqui (na Amazônia), chamado de braço direito das ONGs “máfias verdes”, vem castigando sem dó, nem piedade, a população da mesma (Amazônia); “Como se fosse cachorro sem dono ou bandidos, e que na realidade são sim, “heróis anônimos”, pois graças a este heróico e honesto povo trabalhador, é que a soberania da Amazônia, ainda é brasileira”.

É bom lembrar também, que o governo federal na Amazônia de um modo geral, nem sequer assenta os Sem Terra, mas sim, deposita os mesmos em assentamentos, como se fossem mercadorias não perecíveis, expostos a chuva, vento e ao sol. Ali ficam como estes do ‘Assentamento Brasília’, por cinco, dez ou mais anos, de baixo de frágeis lonas pretas, sem água encanada ou banheiros. Sem poder plantar, sofrem com o calor, frio e até fome, encima das mais férteis terras do mundo. Curtindo todos estes anos de solidão, perdendo infância, perdendo juventude, perdendo a coragem, perdendo a esperança e até a fé. E os órgãos competentes, nada fazem e sequer se comovem.

A cidade com um nome tão bonito Castelo de Sonhos, neste governo passou para “Pesadelo de Sonho”. É bom lembrar também que, este é um ano político e com certeza este povo sofrido e massacrado da Amazônia, poderá dar o troco. E que estes governos, Federal e Estadual, lembrem também, que está levando o povo da Amazônia à “loucura”, com a vergonhosa e descabida opressão e frescura ambiental, onde se alerta:

PARA MEDITAREM: Como todos sabem “AS NECESSIDADES, ROMPE AS LEIS“, POREM, NADA MAIS JUSTIFICATIVO DO QUE, A FOME E A MISÉRIA, PARA ROMPE-LAS. A opressão encima do sofrido povo da Amazônia, se somado as gigantescas reservas e parques criados em propriedades já estabelecidas há décadas, ainda o seqüestro de 80% de reserva, em todas as propriedades, “aqui chamadas de, terras de ninguém” (e ter que ficarem como fiéis depositários da mesma); farão da Amazônia Legal, sem sombra de dúvida,“ A MAIOR FORNECEDORA DE NARCÓTICOS DO MUNDO”. Aí sim, o Brasil e o mundo, chorarão mil vezes mais do que nós choramos hoje, por tamanha opressão. Quem viver verá! Não esqueçamos que, associada às drogas, surgem às armas. Tem mais:

“QUERER CUMPRIR AS INDISCRIMINADAS LEIS AMBIENTAIS, QUE OPRIMEM O JÁ SOFRIDO POVO DA AMAZÔNIA, É NO MÍNIMO, UM ATO DE COVARDIA”.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.