SECRETÁRIO DE MEIO AMBIENTE VAI MANDAR PARAR A GARIMPAGEM DE BALSA E PC NOS PEQUENOS RIOS AFLUENTES DO TAPAJÓS



Secretário Estadual de Meio Ambiente José Colares, falando na abertura da Audiência Pública dos Garimpos.

Depois de visitar várias áreas de garimpagem localizadas no Tapajós, principalmente nos rios Jamanxim, Crepuri, Água Branca e Tocantinzinho, afluentes do Rio Tapajós, o Secretário Estadual de Meio Ambiente, José Colares anunciou que vai determinar a paralisação das atividades de garimpagem com as maquinas conhecidas como PC e de balsas oudraga nos leitos desses pequenos rios. A medida também vai servir para a proibição da extração de ouro com esses equipamentos nos rios Marupá, Pacu, Aruri e outros afluentes do Rio Tapajós.


Será dado o prazo de 30 dias para que os proprietários de balsa e PC retirem seus equipamentos do leito desses rios. Enquanto isto, Colares solicitou das cooperativas, sindicatos, associação de garimpeiros que apresentem até 6ª feira, propostas para que haja o ordenamento das atividades de garimpagem no Rio Tapajós e nas outras áreas de terra firme. Com isso o Secretário que dividir a responsabilidade de atividade garimpeira com a sociedade, principalmente a categoria envolvida na extração de ouro e diamante na região.

As propostas apresentadas pelos garimpeiros, após analises pelos técnicos, será transformada em uma Instrução Normativa, num TAC - Termo de Ajuste de Conduta ou até mesmo num Decreto Estadual colocando um ordenamento na atividade garimpeira do Tapajós.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.