O PT no Pará é Barbalho

Lucio Flavio Pinto


Principais atores do processo eleitoral em 2014. 
 Principais atores do processo eleitoral em 2014.
 
O PMDB é elemento essencial na estratégia do PT para a eleição do próximo ano. Por esse ângulo se explica que o partido não apresente candidato próprio para a eleição de governador no Pará. Em contextos nacionais o Pará não conta, é ignorado. O PMDB pode ter incluído o Pará na bandeja da negociação, feita diretamente pelo vice-presidente Michel Temer com a presidente Dilma Rousseff.

Daí ela receber o senador Jader Barbalho num jantar, em Brasília, no final do mês passado, para selar um acordo que já fora antecipado: o PT apoiará o candidato peemedebista ao governo, que deverá ser o filho do senador, Helder Barbalho, ex-prefeito de Ananindeua. E terá apoio para a candidatura de Paulo Rocha ao Senado. Não se sabe se o cargo de vice-governador foi reservado para a chegada de outro partido aderente, mas é possível.

Muitos petistas paraenses não gostaram. A aliança é incomoda e será explorada pelos adversários durante a campanha eleitoral. Nesse caso, o passado condena. Pode até haver algum ensaio de rebelião, mas a presidente costuma baixar sua mão pesada de Brasília. Mesmo que a insubmissão chegue até o diretório estadual, a direção nacional poderá intervir e fazer cumprir o acerto feito durante o jantar brasiliense.

Se a aliança nacional é suficientemente decisiva para que o PT se submeta aos interesses de Jader Barbalho no Pará, ainda assim ela não anula uma conjectura: que tipo de serviços o senador presta ao PT no poder federal para torná-lo conviva da intimidade da presidente em Brasília?

Uma coisa é certa: divididos, os dois partidos tornarão mais forte a candidatura do governador Simão Jatene à reeleição. Nessa hipótese, a força de Jader como o grande eleitor em todas as últimas eleições para o governo (cargo para o qual já não tem cacife suficiente para a vitória) estaria prejudicada. Ela só será eficiente com um acordo, como mostraram tanto a vitória de Ana Júlia Carepa sobre Almir Gabriel quanto a sua derrota para Jatene.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.