Polícia Federal reprime garimpos clandestinos

A Polícia Federal deflagrou hoje (31), em conjunto com o MPF, Funai, Ibam e DSEI (Departamento de Saúde Especial Indígena), a Operação DAKJI, com objetivo reprimir atividade clandestina de garimpo no entorno da Terra Indígena Zo’é, situada no município de Óbidos.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, duas conduções coercitivas e uma prisão temporária nos municípios de Santarém e Itaituba, expedidos pela Justiça Federal em Santarém em desfavor de pessoas envolvidas com atividade garimpeira nas proximidades da área indígena.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão em Santarém, foram apreendidas diversas armas de fogo, acessórios e munições, o que gerou duas prisões em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

A operação conta também com incursões em garimpos existentes no entorno da Terra Indígena Zo’é realizadas com apoio de dois helicópteros e um avião da Coordenação de Aviação Operacional da Polícia Federal – CAOP.

Foram presos três garimpeiros em flagrante delito por crime ambiental e foram destruídas três motobombas pelo Ibama, equipamentos utilizados para extração ilegal de minérios.

A operação ainda está em andamento, com possibilidades de novas prisões e outras medidas a serem adotadas pela Polícia Federal e Ibama.

“DAKJI”, nome da operação, significa “sem medo” na língua Zo’é e faz referência à constatação de que a atividade ilegal ora reprimida estava causando, além de impactos ambientais, bastante temor nos indígenas, poluição dos rios, prejuízos à cultura indígena, transmissão de doenças e fundado receio da prática de violência contra este povo indígena que são conhecidos como um dos povos mais isolados e preservados da Amazônia.


[Fonte – Polícia Federal]
Tecnologia do Blogger.