HMS vai inaugurar o laboratório mais moderno da região oeste do Pará

Pioneiro na implantação dos equipamentos importados, o novo laboratório do Hospital Municipal de Santarém (HMS) tem a capacidade de realizar até 7 mil exames por dia.

Em hospitais de urgência e emergência, salvar uma vida significa agilidade no diagnóstico do paciente. Na maioria das vezes, tudo que o médico precisa para agir é saber o resultado de um exame. Ter um laboratório dentro da Unidade que oferece alta tecnologia digital, excelência, rapidez e precisão é fundamental na qualidade e eficiência do atendimento ao paciente. Pensando nisso, a direção do Instituto Panamericano de Gestão (IPG) implantou um laboratório altamente sofisticado, com equipamentos de ponta. A partir de terça-feira, 14 de agosto, 20 minutos será o tempo que o paciente vai esperar para ter o resultado do exame laboratorial.

A inauguração, que irá acontecer às 9h, marca um ganho importantíssimo para o Hospital Municipal e para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. O novo espaço tem a capacidade de realizar até 600 exames por hora. Serão 50 tipos de exames laboratoriais diferentes, que vão do mais simples como hemograma, muito usado na rotina médica, até um dos mais complexos, o de coagulação sanguínea, feito em pacientes que precisam passar por cirurgias de emergência.  

Os equipamentos são os melhores do mercado mundial. Segundo o médico responsável pela implantação do laboratório, Dr. Adair Simões, os equipamentos da Selectra são colocados nos hospitais de grande porte existentes no País e estão cadastrados no SUS. “Eu tenho orgulho de falar que eu trabalho no melhor e maior laboratório do oeste do Pará. Nem os privados tem esses equipamentos”, enfatizou.
“Vai contribuir muito com o nosso trabalho, de forma decisiva até. Não só pela rapidez, mas nós vamos poder atuar com uma gama de possibilidades laboratoriais”, constatou o médico responsável pelo setor de triagem do HMS, Dr, Fernando Mendes.

O novo espaço foi pensado para funcionar de forma moderna e eficaz. “Eu posso afirmar que no Pará nenhum hospital público tem um laboratório como esse. Quem ganha são os pacientes do SUS”, afirmou o diretor técnico do IPG, Dr. André Franco.

Equipe médica trabalhando através do sistema digital
Existem algumas condições clínicas do paciente que necessitam do resultado laboratorial em minutos para dar eficiência no atendimento. A habilidade e rapidez do laboratório pode salvar uma vida dentro do Hospital. Segundo o Dr. Fernando, as vezes o exame chegava com 8 horas e até 24 horas após a solicitação. “Em algumas situações a gente não tem tempo hábil pra aguardar todo esse tempo pra poder agir”, disse.

O resultado do exame através do papel será extinto em alguns setores. Todo espaço de atuação médica que tiver um computador agora conta com o sistema do laboratório. Assim, os resultados dos exames ficarão online, aumentando a rapidez de verificação dos exames.
Esse sistema conversa com as máquinas para limitar o acesso humano, o que evita o erro de digitação, transcrição e o erro de identificação do paciente. Todo processo é feito através de um código de barras gerado no momento do cadastro do paciente.” Os equipamentos têm um laser para reconhecer o código de barras e realizar o exame dando a descrição e o resultado correto”, pontuou Adair.

Alguns exames levam apenas 3 minutos para ficarem prontos. O tempo de 20 minutos foi dado contabilizando todo o processo. A coleta do sangue é feita em uma sala que foi estruturada no setor de urgência e emergência, nesse local já tem um computador para a realização de cadastros e uma impressora, caso seja necessário imprimir o exame. A biomédica recebe o sangue ou urina e realiza todo o fluxo já explicado acima. “A capacidade desse laboratório é bem resolutiva”, reforçou o diretor técnico do IPG. “O HMS precisava disso há muito tempo, eu fico muito feliz de ver esse progresso”, finalizou o Dr. Fernando.

Implantação do laboratório
O IPG realizou um estudo de impacto e planejamento para implantação do laboratório. Nos últimos 5 meses, período de gestão da Organização Social, foram realizados no HMS e na UPA cerca de 34 mil exames por mês. Um fluxo diário grande e custos altos também. A direção entendeu que o que era gasto com laboratórios terceirizados seria melhor aplicado em um laboratório novo implantado dentro do hospital. “Reduzimos custos e absorvemos equipamentos de alta capacidade, dando agilidade nos resultados dos exames, insumos de qualidade e ainda disponibilizando mais vagas de emprego para a população de Santarém”, disse André Franco.

O médico responsável pelo laboratório explica que o serviço do laboratório coloca o atendimento à população que usa o SUS em um nível de sofisticação grande. “A sofisticação não é só pela modernidade dos equipamentos e sistema, mas principalmente pela precisão do resultado e capacidade profissional”, enfatizou. Sua área técnica tem cabine de segurança biológica e automação do sistema de autoclavação que oferecem maior segurança ao ambiente e aos materiais a serem analisados.

O processo de realização dos exames é feito nos detalhes. Nenhum reagente químico, por exemplo, fica mais de 90 dias dentro da máquina. O prazo de validade é colocado e o equipamento avisa se vencer. Essas especificações são primordiais para atuação do médico. O conjunto de equipamentos é, na verdade, composto por robôs médicos que farão grande parte do serviço de laboratório. Isso reduz a porcentagem de erro para 0%. Porém, só será possível oferecer esse resultado positivo com uma equipe multiprofissional gabaritada. São 25 profissionais de Santarém atuando, todos receberam capacitação durante o processo de implantação.

Serviço:
Inauguração novo laboratório
*Dia:* 14 de agosto
*Horário:* 9h
*Local:* Hospital Municipal de Santarém. Entrada pela Av. Presidente Vargas.
*Presenças confirmadas:*
André Francos – Diretor técnico do IPG
Itamar Júnior – Diretor técnico do HMS e UPA
Dr. Nélio Aguiar – Prefeito de Santarém
Dayane Lima – Secretária de Saúde
Dr. Kalita Isabel – Biomédica responsável pelo laboratório
Médicos do HMS.

Natashia Santana - Assessora de Imprensa do HMS e UPA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.