Mais de 150 vagas são ofertadas nos PSEs quilombola e indígena da Ufopa; veja editais

Por G1 Santarém, Pará

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) lançou nesta quarta-feira (12) os editais dos Processos Seletivos Especiais Indígena (PSEI) e Quilombola (PSEQ) 2019. Ao todo estão sendo ofertadas 158 vagas divididas nas unidades da universidade na região.
O período de inscrição será de 17 de setembro a 7 de outubro, exclusivamente via internet, nos endereços eletrônicos específicos para o PSEI e para o PSEQ. O procedimento é gratuito.
No ato da inscrição, o candidato deverá indicar sua opção de curso e o local de realização da prova. A divulgação das inscrições homologadas nos dois processos seletivos será feita no dia 10 de outubro de 2018 no endereço do Proen.

PSEI

As 81 vagas ofertadas no Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI) estão divididas nas unidades de Santarém, Alenquer, Itaitutba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná. (Veja abaixo a quantidade por município)
Vagas do PSEI da Ufopa por município

MunicípioVagas
Santarém61
Alenquer3
Itaituba2
Juruti5
Monte Alegre3
Óbidos3
Oriximiná4
Total81
Para homologação da inscrição, o candidato indígena deverá apresentar, no período de 18 de setembro a 8 de outubro de 2018, os documentos exigidos no edital de seleção.
O PSEI é composto por duas etapas: prova de redação em Língua Portuguesa e entrevista dos candidatos, a serem realizadas nas unidades da Ufopa e no município de Jacareacanga. Os estudantes indígenas ingressarão na Formação Básica Indígena (FBI) 2019, com turnos a serem definidos no ato da matrícula. Após a conclusão da FBI, o estudante passará a integrar o seu curso específico na turma de 2020.O cartão de confirmação de inscrição deverá ser impresso pelo candidato e estará disponível neste link a partir do dia 22 de outubro de 2018. A prova de redação em Língua Portuguesa será realizada no dia 31 de outubro, das 8 às 12 horas, nos campi da Ufopa e na cidade de Jacareacanga. Já a divulgação da convocação para as entrevistas dos candidatos ocorrerá no dia 14 de novembro de 2018.

PSEQ

O Processo Seletivo Especial Quilombola ofertará 77 vagas para os cursos de graduação oferecidos na sede da Ufopa e nas unidades de outros municípios. A prova será realizada no dia 31 de outubro, das 8 às 12 horas, nos campi da Ufopa. (Veja abaixo a quantidade de vagas por município).
Vagas do PSEQ da Ufopa por município

MunicípioVagas
Santarém61
Alenquer2
Itaituba2
Juruti4
Mote Alegre2
Óbidos2
Oriximiná4
Total77
No dia da prova, além do cartão de confirmação de inscrição, que deverá ser impresso pelo candidato neste link, será obrigatória a apresentação do documento original de identidade, com foto do candidato.
No ato da inscrição, o candidato quilombola deverá assinalar, no formulário eletrônico, o item de Declaração de Autorreconhecimento, além de anexar os documentos exigidos no edital, no formato pdf ou jpeg: Declaração de Pertencimento, emitida e assinada por três autoridades quilombolas, devidamente identificadas; e Autodeclaração de não Conclusão de Curso Superior, não vínculo com o Parfor ou não vínculo com curso de graduação da Ufopa com ingresso pelo PSEQ; conforme modelos apresentados no edital.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.