Jacareacanga: SECRETÁRIA CARLA BARROS DESTACA AVANÇOS NA GESTÃO DA SAÚDE MUNICIPAL DE JACAREACANGA.

A Secretária Municipal de Saúde, Carla Sonocelia Barros, destacou os avanços observados na Saúde em Jacareacanga. Em contato com a Assessoria de Imprensa na manhã desta segunda-feira, a secretária Carla, dê um parâmetro da saúde do município de Jacareacanga, assim como falou da assistência básica e entre outros aspectos.
Carla Barros, destacou entre os assuntos, o atendimento no hospital municipal e nas unidades, que segundo ela, aos poucos, as coisas foram se acalmando, “estamos conseguindo dirimir as filas e vacinar o público-alvo, estabelecido pelo Ministério da Saúde”, disse, lembrando que Jacareacanga, cumpriu todo calendário de vacinação, elaborado pelo Ministério da Saúde.
Em relação a atenção básica, a secretária, ressalta que em 2018 foi realizado um trabalho satisfatório, mas que em 2019, tem que ter uma atenção especial, já que, através da atenção básica, são realizados serviços mais eficaz. Para isso, segundo ela, tem que ter o comprometimento de todos, principalmente da gestão municipal.
Sobre a parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde – SESPA e Secretaria Municipal de Saúde de Jacareacanga, informou que sempre vai ter e que durante o ano que passou, funcionou corretamente, tanto parte de treinamento de servidores como de aquisições de equipamentos. Foram realizadas mais de 20 capacitações na área de saúde, isso é um grande avanço, para que os serviços fluem com qualidade, destaca.
A Secretária Municipal de Saúde, Carla Sonocelia Barros, destacou também, os inúmeros aparelhos que o município, recebeu nesses dois anos de governo, como: aparelho de Ultrassonografia (Além dos exames comuns, já disponíveis no hospital, e com tecnologias de última geração e imagem colorida, realiza exames parte moles e parte trans retal, que até hoje não era realizado no hospital), ambulâncias, novas cadeiras odontológicas.
Carla, falou das melhorias na saúde, disse que será realizada brevemente a conclusão das obras do Hospital Municipal, que está em fase de reinicio das obras, já que estava parada. Ainda na linha de atendimento à população, a Secretaria, junto com a gestão está em constante esforço para garantir, o quadro de médicos completo, com consultas diárias em todas as unidades de saúde.
Carla Barros, disse também que em questão a malária, na sede do município, está praticamente nulo, mas que nas comunidades, os trabalhos continuarão em 2019. Destaca que, apesar do número insuficiente de agentes para atender o município, os agentes têm realizado um excelente serviço, exaltou p trabalho de todos, e disse também que todos têm que ser elogiados, pelo comprometido com os trabalhos.
Sobre a vindas de médicos, que fazem parte do Programa Mais Médicos, a secretaria informou que já tem médicos cadastrados, que brevemente estarão trabalhando no município. Mas destacou, que mesmo sem eles, os trabalhos não pararam, já que médicos do quadro estão atendendo, normalmente.
A Secretária Municipal de Saúde, encerrou destacando o apoio do Prefeito Raimundo Batista Santiago, que foi fundamental em todos os sentidos, para que esse avanço na saúde do município em 2018, foi benéfico à população em geral. A Secretaria Carla, disse que colocar objetivos na equipe, sempre é bom, para os trabalhos terem efeitos positivos
RESUMO DO SETOR DE VIGILÂNCIA E SAÚDE.
O Setor de Vigilância em Saúde encerrou o ano de 2018 com muitos pontos positivos. Nas Campanhas de vacinação contra Sarampo e Poliomielite o município alcançou a cobertura vacinal atingindo a meta de 95% e ultrapassando o esperado em algumas faixas etárias. Saldo positivo para o programa de vacinação. Foram realizadas também algumas viagens pela equipe de endemias as comunidades rurais São José, Porto Rico, Mamãe Anã e Cabaçal oferecendo ações de combate a malária com coleta de lâminas e distribuição de mosquiteiros empregnado aos moradores constatando assim o controle da malária na sede do município, ressaltando apenas o aumento de casos em áreas indígenas com responsabilidade do órgão responsável. Outra ação importante realizada pela equipe de endemias integrada a Vigilância em Saúde foi a Semana de Combate a Dengue onde em parceria com a Secretaria de Obras orientou os moradores sobre a limpeza de quintais e recolhimento de entulhos combatendo a proliferação do mosquito Aedes Egipty.
* Participação em Eventos:
1. Reunião do SISPACTO para pactuação de indicadores a serem trabalhados em 2019.
2. Atualização do Sistema de Vacinação para plataforma on-line SISPNIWEB.
3. Avaliações do Plano Anual de Controle de Malária - PACM. 
Finalizando o ano tivemos a mudança do Setor de Vigilância Sanitária e Zoonose para outro espaço físico que esta funcionando agora em frente a CASAI - Casa De Saúde do Índio mantendo as mesma ações de supervisão, licenciamento e vacinação animal.

A Secretaria Municipal da Saúde – SEMUS tem como competência básica planejar, coordenar e executar as ações no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS e outras atividades correlatas
Agradecemos a diretora Administrativa, Elana Nascimento, enfermeira e Coordenadora do Vigilância e Saúde, Elizeth Barroso e a Secretaria Municipal de Saúde, Carla, pelas informações.
Por Anderson Tadeu Pantoja

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.