Mais de 500 pessoas participam do 1º dia da Festa Anual das Árvores

O Parque do Utinga recebeu na manhã desta segunda (25), a abertura da Semana da Festa Anual das Árvores, promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio), com a presença de mais de 500 pessoas, entre parceiros e visitantes. Palestras, plantação de mudas e trilhas, sempre voltadas à educação e conscientização ambiental, fizeram parte da programação.  

O evento, que vai até o próximo sábado (30), tem atividades especiais durante todos os dias da semana. A expectativa é que mais pessoas prestigiem a programação.
“A abertura da Semana da Festa Anual das Árvores foi um sucesso. Foi um dia de recreação e aprendizado, e o restante da semana promete muito. Ainda teremos aqui no Utinga dois minicursos importantes que vão deixar legados ao Parque. O primeiro será sobre o sistema Miyawaki de recuperação de áreas alteradas e outro de parcelas permanentes de monitoramento botânico, ambos já tem muitos inscritos. No sábado, ainda teremos o encerramento com a feira da árvore”, frisou o coordenador do Parque do Utinga, Julio Meyer.

A criançada foi a maioria do público da manhã desta segunda, composto também por pais, professores e representantes de projetos sociais. O objetivo foi dar uma oportunidade única de exercitar a consciência ambiental de forma teórica e prática.

“As crianças são nosso público alvo. Se ela não tiverem contato com o ambiente natural em um mundo que está se urbanizando cada vez mais, quais serão nossos guardiões no futuro? Como unidade de conservação mais próxima na região metropolitana, temos essa missão de trazer as crianças aqui para dentro. Não apenas trazer, mas qualificar a vinda delas, sempre com muito aprendizado”, enfatizou Julio Meyer.
Para quem teve a oportunidade de participar da programação e conhecer o Parque, a manhã desta segunda foi marcante. “Foi muito bom. Consegui aprender muita coisa. Gostei quando entramos em uma sala e tivemos aula sobre os animais em extinção e a importância de cuidar do nosso meio ambiente. Ainda ganhei uma muda de acerola no final”, disse a jovem Graziela Vitória, de 13 anos, que integra o programa Escola da Vida, do Corpo de Bombeiros.

Para Emanuel Eric, de 12 anos, o passeio também foi bastante proveitoso. “Achei muito legal a apresentação que tivemos. Mas o que eu mais gostei foi de conhecer as árvores e plantas daqui, principalmente, a do açaí, que eu gosto muito”, contou o jovem.

Simultaneamente, a programação da Semana da Festa Anual das Árvores segue nas unidades de conservação estaduais e regiões administrativas nos municípios participantes, nas cidades de Santarém, Monte Alegre, Marabá, Altamira, Breves, Afuá e São Geraldo do Araguaia, localizadas em diferentes regiões do Pará.

Confira aqui a programação completa do evento
http://agenciapara.com.br/multimidiaSGN/Anexo/22.03.2019/c1649a8a259d40a39003a61f402b3aa1.pdf

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.