Celpa orienta para os cuidados ao resgatar animais próximos ou que estejam presos à rede elétrica

Numa região onde predomina a floresta, como a Amazônica, a rede elétrica em algumas situações fica próxima a áreas de mata. Na região oeste do Pará, é muito comum equipes da concessionária de energia serem acionadas para desligar a rede elétrica para que animais sejam resgatados quando ficam em estruturas, postes ou mesmo na rede ou próximo dela.

Em Santarém, alguns desses casos já foram registrados. Neste último fim de semana (15), equipes da Celpa resgataram um bicho-preguiça que estava preso a um poste de média tensão, localizado na comunidade Estrada Nova, no Km 14 da PA-370.

O caso chegou ao conhecimento da Celpa por meio dos próprios moradores. Equipes foram enviadas até o local para fazer o desligamento do circuito e preservar o animal, que foi resgatado com vida.

O executivo da área de manutenção, Clécio Tabaranã, disse que é um trabalho especial, pois além de garantir a segurança dos clientes, o procedimento evita problemas com interrupções de energia, além disso pode-se ajudar a salvar espécies, muitas vezes resgatadas com vida. 

Clécio Tabaranã também alerta para os cuidados que são necessários adotar nesse tipo de situação. "Somente profissionais autorizados, como nesse caso, técnicos da concessionária podem fazer o resgate de animais que estejam nessas condições", alerta. 

Quando acontece esse tipo de situação, a população deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, através do número 193, ou informar à concessionária a ocorrência pelo 0800 091 0196 para que as providências em relação à parte elétrica sejam tomadas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.