Inverno amazônico com alta incidência de raios requer cuidados Durante os temporais, os cuidados dentro e fora de casa são altamente necessários

A chegada do inverno amazônico também é responsável pela grande incidência de raios. Um estudo apresentado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas), e que foi elaborado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT), apontou que até meados de março deste ano, são esperadas mais de 60 milhões de descargas elétricas no país e que entre os anos de 2000 a 2019, o Pará ficou em terceiro lugar entre os Estados com maior número de mortes causadas por raios, com 162 fatalidades. 

Diante dos perigos das descargas atmosféricas representam, alguns cuidados na rotina doméstica são necessários, como explica o executivo da área de Segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes. “Não devemos ligar qualquer aparelho eletrodoméstico durante chuvas com raio. E muito cuidado com as antenas de TV de canal aberto, pois podem causar queima de aparelhos. Por isso, desconecte o aparelho da tomada e jamais tente mexer na antena na hora da chuva”, orienta Alex.  

A elevação térmica em uma descarga atmosférica, que é totalmente imprevisível e aleatória, consegue alcançar até 3 mil graus Celsius em frações de segundos. “É uma força devastadora quando tem o ponto de impacto um ser humano, havendo alta probabilidade de eletrocussão devido a passagem de corrente elétrica pelo corpo, podendo causar sérias lesões e até mesmo a morte. Isso também vale para a pessoas que estão próximas a um ponto de impacto”, alerta o executivo.  

Deve-se ainda evitar qualquer tipo de contato com objeto que possua estrutura metálica, a exemplo da geladeira, fogões, canos, entre outros. Objetos longilíneos e com ponta tendem a atrair os raios, como a vassoura de metal. O ideal é não manusear esse tipo de material em áreas externas enquanto acontecem os temporais. O uso de celulares conectados à tomada também deve ser evitado em qualquer circunstância.

Outra informação que traz alerta é que segundo especialistas, os raios com maior potência costumam cair antes do temporal. Nesses casos, o ideal então é procurar um lugar seguro logo que instabilidades forem avistadas.  

PROTEÇÃO - Normas federais determinam que casas e edifícios possuam proteção contra raios. Alguns aparelhos elétricos também possuem dispositivos que impede a queima. Além disso, muitos dos chuveiros são instalados com aterramento, o que significa que as cargas elétricas excedentes são dispersadas. No entanto, o ideal é esperar o fim da chuva para ligar o chuveiro e outros eletrodomésticos. Além disso, é importante fazer uma manutenção periódica na rede elétrica residencial ou comercial para garantir que as medidas de proteção estejam de forma correta.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.