EQUATORIAL PARÁ ORIENTA POPULAÇÃO PARA PREVENIR ACIDENTES ELÉTRICOS NA PISCINA

Com as altas temperaturas e as praias cobertas, devido a cheia dos rios, as piscinas tem sido refúgio para quem busca momentos de lazer aos finais de semana.  Mas, para não tornar o momento de diversão uma ocasião indesejada a Equatorial Pará chama a atenção dos banhistas para seguir algumas orientações e evitar acidentes envolvendo eletricidade em ambientes com áreas molhadas. 

É importante que as pessoas não utilizem equipamentos eletrônicos próximos as piscinas, já que a água é um bom condutor de eletricidade. Não se deve também usar extensões em áreas úmidas, pois se algum fio não estiver bem isolado, pode provocar um acidente fatal caso alguém tenha contato, principalmente se estiver molhado. O ideal, neste caso, é utilizar aparelhos de som que funcionam à base de pilhas e bluetooth. 

É importante ainda ficar atento ao uso do aparelho celular, caso ele precise ser carregado, considerando que muitas pessoas possuem o hábito de levar uma extensão para próximo da piscina. O ato de plugar ou retirar o carregador da tomada, com o corpo molhado, pode resultar em choque grave ou até mesmo fatal.

Para o executivo da Área de Segurança da Equatorial Pará, Alex Fernandes, quem tem piscina em casa não quer saber de outra coisa além de passar o dia na água e, com isso, muitas pessoas acabam levando boa parte dos seus equipamentos e dispositivos elétricos para a área externa. "E é ai que os riscos de problemas com eletricidade na piscina começam a aparecer. Um dos mais comuns é o uso do celular carregado em longas extensões colocadas para chegar até a piscina e não perder o time de responder uma mensagem ou checar as redes sociais. Com o corpo molhado, basta um pequeno mau contato no carregador ou um fiozinho desencapado para criar uma situação de risco com eletricidade”, alerta.

Outras orientações para curtir o final de semana na piscininha:

- Não utilize notebook nos arredores da piscina enquanto ele estiver conectado à alimentação elétrica. Na dúvida, deixe o equipamento com a carga completa primeiro e, só depois, leve-o para a beira da piscina;

- Os cuidados com eletricidade na piscina devem começar ainda na fase de projeto e instalação da estrutura;

- Na hora de fazer a instalação da casa de máquinas, do sistema de bombas, de filtragem e de iluminação, exija que os responsáveis pela obra sigam todas as diretrizes de segurança previstas na NBR 10339, que dispõe das normas brasileiras para projeto, execução e manutenção de piscinas, garantindo segurança aos banhistas e, também, longevidade aos seus equipamentos;

- Na hora de usar piscinas pequenas e infláveis que contam com o suporte de equipamentos elétricos, como aspirador e motobomba, procure sempre isolar o espaço e evitar que crianças, animais e pessoas desavisadas cheguem muito perto da fonte de alimentação elétrica.

O que fazer em caso de acidentes?

Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica nesses ambientes, a Equatorial Pará orienta desligar o disjuntor elétrico ou a chave geral e providenciar socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Ocorrências com a rede de energia também devem ser comunicadas imediatamente à Distribuidora por meio da Central de Atendimento que atende pelo número 0800 091 0196.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.