EQUATORIAL REFORÇA APOIO À CULINÁRIA SANTARENA.

Desde a última semana, distribuidora oferece curso de técnicas de cozinha, por meio do projeto Gastronomia do Amanhã, no município.
Capacitar pessoas em vulnerabilidade social, possibilitando um aumento de renda e melhor qualidade de vida, esse é o objetivo do Gastronomia do Amanhã, realizado pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), com o patrocínio da Equatorial Pará. Baseado nos princípios da cultura alimentar amazônica, o projeto realiza oficinas teórico-práticas, sobre cultura alimentar regional para os santarenos. A programação começou no último dia 21 e seguirá até quarta-feira, 27.

De acordo com Michelle Miranda, analista de sustentabilidade da Equatorial Pará, empresa que mais apoia projetos culturais no estado, o Gastronomia do Amanhã é uma oportunidade para incentivar a geração de renda, autonomia e independência financeira dos moradores locais. 

"Durante o curso, acreditamos na mudança de realidade de cada participante. Todos têm a oportunidade de aprender, trocar e vivenciar novas experiências, além de ter sua independência financeira por meio do Gastronomia. Eles também são fonte de inspiração para os outros jovens da comunidade com os seus trabalhos reconhecidos e, com certeza, repassarão o que aprenderam para outras pessoas, deste modo, tornando o projeto um círculo de sucesso e de infinito impacto social”, destaca.

A chef Verena Aquino, coordenadora técnica do projeto, relata a experiência de ajudar as pessoas nesse processo de aprendizagem para enxergarem na gastronomia uma fonte de renda. 

“Organizamos tudo para que os alunos se sintam seguros e motivados a continuarem a cozinhar após o término do curso. A linguagem e as aulas são adequadas dentro do que os participantes encontram no dia a dia. Ao término das aulas, já tivemos casos de alunos que montaram seus próprios restaurantes e hoje possuem renda própria”, conta.


Feira Gastronômica

No dia 27 de março, a partir das 17h, os alunos irão apresentar e vender, em um Festival Gastronômico aberto ao público, as comidas que prepararam durante as oficinas. Além disso, terá aula show com a chef Dhiêdra Macêdo, programação cultural, música e dança regionais, potencializando a economia criativa e a cultura alimentar da região, bem como seu patrimônio imaterial. A programação acontecerá no mesmo local das oficinas, na Casa de Eventos Miguel do Jaraqui, na Av. Rui Barbosa.

Confira a programação do Festival: 

 - Banda Caldo de Piranha;

- Dj Alana;

- Grupo Bailado de Carimbó;

- Chef da aula show: Dhiêdra Macêdo.

Serviço

Gastronomia do Amanhã – Curso gratuito para pessoas em vulnerabilidade social

Onde: Casa de Eventos Miguel do Jaraqui - Av. Rui Barbosa, canto com Sofia Imbiriba.

Quando: 21, 22, 25, 26 e 27 de março

Horário: 14h às 18h

Festival Gastronômico

Onde: Casa de Eventos Miguel do Jaraqui - Av. Rui Barbosa, canto com Sofia Imbiriba.

Quando: 27 de março 

Horário: A partir das 17h

Entrada gratuita

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.