Portal Buré

Portal Buré
93 98435 7780

JACAREACANGA REALIZOU PROCESSO SELETIVO ESPECIAL INDÍGENA DA UFOPA


Foi realizado na manhã de hoje (11) na escola Carmem Valente, em Jacareacanga, sudoeste do estado, o Processo Seletivo Especial Indígena – PSE/2018. 34 indígenas realizaram a redação da primeira fase do PSE. Os alunos que fizeram a primeira fase e passarem, irão para segunda fase, que será entrevista. Dos 41 inscritos, 7 não compareceram.
Os aprovados irão estudar no campus Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA em Santarém. O coordenador de educação da área indígena, Ivanildo Akay Munduruku, informou que, a segunda fase será entre os dias 04 de abril a 10 de abril. Da UFOPA de Santarém, está em Jacareacanga, acompanhado o Processo Seletivo Especial, a professora Iracenir Santos.
O primeiro a entregar a redação, foi o indígena da aldeia Sai Cinza, Vanderlei Boro Munduruku, ao ser indagado sobre como teria sido a redação, disse que por ter estudado muito, acho muito boa e que agora é estudar mais a realidade indígena, para puder passar na segunda fase, já que será entrevista. Vanderlei Boro, optou por Licenciatura em Matemática.
Ricardo Akai Munduruku, da aldeia Primavera, disse que a redação foi muito boa, segundo ele, vai passar na primeira fase, para puder realizar a segunda. Elinaldo Akai, disse também que, durante a redação, pensou muito na esposa e no filho, já que se passar na primeira fase e na segunda fase, terá que ir morar em Santarém, para estudar. Ricardo Akai, optou por fazer licenciatura biológicas.
O indígena Elenildo Akai Munduruku, que veio da Aldeia Prataty, fazer o processo seletivo, disse que teve alguma dificuldade, mas a redação, por ser a realidade indígena, deu para fazer uma boa redação. Ao entregar, mesmo com as dificuldades, disse que tem certeza, e fé em Deus que vai passar, no processo seletivo. Elenildo Akai, escolheu a opção Bacharelado em Antropologia.
A indígena da Aldeia Buritituba, Celiane Akai Munduruku, disse também que a redação foi boa, já que o tema, foi a realidade atual indígena, que voltaria para aldeia, muito feliz, já que tinha plena convicção que passaria essa seletiva. Celiane Akai, disse que escolheu a opção em Farmácia.
O Processo Seletivo Especial Indígena – PSE/2018, teve total apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.
Fonte: ASCOM/PMJ

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.