12 de mar de 2018

JACAREACANGA REALIZOU PROCESSO SELETIVO ESPECIAL INDÍGENA DA UFOPA


Foi realizado na manhã de hoje (11) na escola Carmem Valente, em Jacareacanga, sudoeste do estado, o Processo Seletivo Especial Indígena – PSE/2018. 34 indígenas realizaram a redação da primeira fase do PSE. Os alunos que fizeram a primeira fase e passarem, irão para segunda fase, que será entrevista. Dos 41 inscritos, 7 não compareceram.
Os aprovados irão estudar no campus Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA em Santarém. O coordenador de educação da área indígena, Ivanildo Akay Munduruku, informou que, a segunda fase será entre os dias 04 de abril a 10 de abril. Da UFOPA de Santarém, está em Jacareacanga, acompanhado o Processo Seletivo Especial, a professora Iracenir Santos.
O primeiro a entregar a redação, foi o indígena da aldeia Sai Cinza, Vanderlei Boro Munduruku, ao ser indagado sobre como teria sido a redação, disse que por ter estudado muito, acho muito boa e que agora é estudar mais a realidade indígena, para puder passar na segunda fase, já que será entrevista. Vanderlei Boro, optou por Licenciatura em Matemática.
Ricardo Akai Munduruku, da aldeia Primavera, disse que a redação foi muito boa, segundo ele, vai passar na primeira fase, para puder realizar a segunda. Elinaldo Akai, disse também que, durante a redação, pensou muito na esposa e no filho, já que se passar na primeira fase e na segunda fase, terá que ir morar em Santarém, para estudar. Ricardo Akai, optou por fazer licenciatura biológicas.
O indígena Elenildo Akai Munduruku, que veio da Aldeia Prataty, fazer o processo seletivo, disse que teve alguma dificuldade, mas a redação, por ser a realidade indígena, deu para fazer uma boa redação. Ao entregar, mesmo com as dificuldades, disse que tem certeza, e fé em Deus que vai passar, no processo seletivo. Elenildo Akai, escolheu a opção Bacharelado em Antropologia.
A indígena da Aldeia Buritituba, Celiane Akai Munduruku, disse também que a redação foi boa, já que o tema, foi a realidade atual indígena, que voltaria para aldeia, muito feliz, já que tinha plena convicção que passaria essa seletiva. Celiane Akai, disse que escolheu a opção em Farmácia.
O Processo Seletivo Especial Indígena – PSE/2018, teve total apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação.
Fonte: ASCOM/PMJ

Nenhum comentário:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Produção das populações indígenas tem apoio da Emater

O Ind ígena Gregório Waro Munduruku (d), assistido pela Emater, foi agraciado pelo inestimável legado à cultura da mandioca no Congresso ...

PortalBuré

Portal Buré © 2016. Tecnologia do Blogger.